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E-commerce no Brasil deve ultrapassar R$ 205 bilhões em 2024, aponta pesquisa

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O e-commerce no Brasil vive seu melhor momento, com projeções de dois dígitos de expansão para 2024 e anos seguintes, até 2027. São dados que empolgam os vendedores atuais e facilitam a entrada de novos players e lojistas no mercado.

As perspectivas para os próximos anos seguem muito favoráveis para o setor de varejo online do país:

  • 2023 deve movimentar R$ 186 bilhões segundo expectativas da ABComm. Crescimento de 9% sobre o último ano.
  • Para 2024 o número saltará aos impressionantes R$ 205 bilhões, incremento de dois dígitos mesmo sobre uma base já elevada.
  • E para 2027, a associação estima um tamanho de mercado de R$ 273 bilhões em vendas digitais no Brasil!

Desse modo, não restam dúvidas que estamos vivendo um momento de expansão acelerada do comércio digital. Mas essa grande oportunidade também vem acompanhada de desafios e exigências maiores de quem compete nesse setor.

Gráficos sobre faturamento e ticket médico.

O avanço projetado não se reflete apenas no faturamento total do varejo online, mas também em outros indicadores, como:

  • Ticket médio – De R$ 480 em 2022, saltando para impressionantes R$ 570 em 2027 segundo estimativas da ABComm. Ou seja, gasto por pedido caminhando para quase R$ 600!
  • Compradores digitais – Mais de 100 milhões de e-consumidores até 2027 no Brasil. Isso representa mais que 50% da população do país fazendo compras online regulamente já nos próximos 4 anos.
  • Total de pedidos – Volume de encomendas passando dos 400 milhões em 2023 para incríveis 500 Milhões em 2027. Refletindo a incorporação definitiva do hábito de compras digitais.
Número de pedidos e de compradores em ascensão nos e-commerces.

Esse ritmo, muito acima da média global, indica anos dourados pela frente para o e-commerce brasileiro. Por outro lado, a competição está cada vez mais acirrada.

Segundo a 8ª edição do Relatório anual com estratégias, soluções e tendências para o e-commerce da NuvemShop, brasil é o foco Mundial de Crescimento no E-commerce até 2025.

Brasil no topo do crescimento global de e-commerce

O Brasil desponta entre os países com maiores perspectivas de crescimento do varejo digital nos próximos anos.

Nesse sentido, dados da 8ª edição do relatório anual Nuvemshop E-commerce 2022/2023 mostram que o comércio eletrônico brasileiro está no topo do índice de crescimento global até 2025.

Isso significa que o ritmo de expansão por aqui deve seguir superando com folga as médias mundiais, com destaque para alguns segmentos que lideram o movimento, como Beleza & Estética, Casa & Construção, Esportes & Lazer e Comida Saudável.

Portanto, o bolo segue crescendo exponencialmente e ainda existem inúmeras oportunidades em diversas verticais com espaço para consolidação de novos players focados no digital.

Projeção de Crescimento Anual, por país. Sendo o e-commerce no Brasil o primeiro, com 20,6%.

Esse cenário extremamente positivo para os próximos anos indica uma corrida acirrada pela preferência e bolso dos consumidores. É uma faca de dois gumes.

Ao mesmo tempo que o bolo cresce rapidamente, a fatia de mercado de cada player vai depender muito da sua capacidade de encantar o cliente e entregar excelência operacional;

Isso significa que um e-commerce que deseja surfar essa onda expansiva da melhor forma possível precisa antecipar investimentos e competências internas em diversas áreas

  • Marketing e anúncios: Necessidade de maior especialização em estratégias e canais digitais. Foco cada vez maior em dados comportamentais e reconhecimento de padrões para correta segmentação e personalização.
  • Logística e operações – Infraestrutura dimensionada, integrada e modular. Processos ágeis de atendimento, envio e devolução. Rastreamento em tempo real. Diminuição do Lead-time de entrega.
  • Gestão de estoque – Planejamento integrado à inteligência de mercado e dashboards de vendas. Reposição e segurança de inventário para evitar ruptura.
  • Experiência do consumidor – Jornadas omnicanal consistentes e centradas no usuário. Opções de atendimento em diversos canais. Investimento forte em CX.
  • Pagamentos integrados – Diversidade de meios de pagamento com máxima segurança, aprovações e taxas otimizadas.
  • Automação e integrações – Adotar software e apps para automação digital interligado entre sistemas online e off-line.

Dessa forma, ficou evidente que o mercado do e-commerce brasileiro não vai parar de crescer nos próximos anos. A questão é: seu negócio online está preparado para surfar esta onda de oportunidades?

Mais do que nunca, será primordial contar com visão especializada em vendas digitais para entregar uma valor aos consumidores e garantir resultados sustentáveis.

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