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Growth Hacking: O Guia Definitivo para E-commerce em 2024

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Growth Hacking é uma das maiores buzzwords (termos ou expressões que ganharam popularidade) no mundo do marketing digital. Muita gente fala sobre o tema, mas nem sempre de forma clara e didática. Neste artigo, vamos explorar de forma definitiva o que é Growth Hacking, como ele pode impulsionar as vendas do seu negócio e por que vale a pena aplicar essa mentalidade de crescimento ao seu E-commerce.

O termo Growth Hacking foi cunhado por Sean Ellis em 2010. Na época, Sean percebeu que as startups do Vale do Silício precisavam adotar técnicas muito além do marketing tradicional para escalar rapidamente seus negócios digitais.

Um processo interdisciplinar para escalar o crescimento, unindo dados, criatividade e conhecimentos em tecnologia. É uma evolução do marketing tradicional, com foco obsessivo em expansão rápida.

Sean Ellis

Diferente do Marketing Tradicional, os growth hackers utilizam uma mentalidade muito mais empírica, baseada em dados e experimentação contínua. Não tem medo do fracasso, pois entendem que muitos testes são necessários para descobrir escala exponencial com baixo investimento.

E para empresas digitais com recursos limitados, como Startups e E-commerces, esse mindset focado unicamente no crescimento rápido faz toda diferença para validar modelos e alcançar liderança de mercado de forma disruptiva e eficiente.

O primeiro case de aplicação dos conceitos de growth hacking aconteceu na Dropbox, quando Sean Ellis foi contratado como CGO (Chief Growth Officer) da startup em 2008.

Na época, a Dropbox tinha tração de crescimento modesta e buscava explosão exponencial. Sean então aplicou diversos experimentos de otimização do funil, desde aquisição paga até compartilhamento orgânico.

Os resultados foram rápidos e impressionantes:

  • Novos cadastros na base dobravam a cada semana
  • Em menos de 36 meses, o crescimento da base clientes foi de 4 milhões para 100 milhões de usuários
  • O crescimento viral orgânico foi maximizado
Gráfico com a relação de Usuários do Dropbox x Tempo. Mostrando a aplicação do Growth Hacking.

O growth hacking é fundamental para negócios online que precisam provar seu modelo e escalar rápido, mesmo tendo pouco investimento disponível inicialmente.

Startups e E-commerces se beneficiam muito dessa mentalidade quando estão começando e têm recursos limitados. Ao adotar técnicas de Growth Hacking desde as primeiras versões e experimentos, essas empresas conseguem acelerar seu aprendizado e crescimento exponencial de modo mais ágil e barato.

Alguns dos principais benefícios que o growth traz são:

  • Validação mais rápida de produtos e mercado – Com experimentos e otimização contínua, fica mais fácil “acertar o alvo” da solução certa ao problema certo. Evitando desperdício de esforços.
  • Eficiência de Aquisição – Descoberta mais assertiva e barata de canais que entregam leads e clientes mais qualificados. Total controle da estratégia de mídia.
  • Melhor experiência para o consumidor – Jornadas otimizadas a partir de dados de behavior analytics e centradas no consumidor.

O funil de Growth, ou AARRR, é o modelo por trás desta abordagem, englobando as fases de Aquisição, Ativação, Retenção, Receita e Recomendação (indicações). Growth hackers otimizam todas essas etapas visando acelerar resultados de aquisição, conversão e monetização nos canais online. Abaixo vamos detalhar cada um dos tópicos do Funil;


Aquisição: Etapa focada em trazer visitantes qualificados para o site ou loja online. Algumas técnicas aplicadas:

  • Anúncios pagos no Google, Facebook, Instagram
  • E-mail marketing segmentado
  • Influenciadores e publicações de conteúdo

Nesta fase é preciso encontrar os canais mais eficientes em custo por conversão.


Ativação: Transformar os visitantes em leads e primeiros clientes. Algumas alavancas:

  • Páginas de destino direcionadas
  • Copywriting e design persuasivos
  • Oferecimento de brindes ou trials

O foco deve ser maximizar as taxas de conversão inicial.


Retenção: Aumentar a lealdade e a recorrência de compra dos clientes. Táticas:

  • Comunicação por e-mail e push via SMS.
  • Programas de recompensas e cashback
  • Relacionamento no pós-venda

O desafio é elevar o LTV ao longo dos meses e anos.


Receita: Turbinar o valor gerado por cliente, expandindo para novas oportunidades:

  • Venda adicional de produtos complementares
  • Up sells e cross sells
  • Pacotes e assinaturas recorrentes

Recomendação: Transformar clientes em verdadeiros promotores da marca:

  • Experiência de compra encantadora
  • Sistema de avaliações e reviews
  • Incentivo para trazer novos compradores

Esse são os passos fundamentais que você precisa ter em mente quando for aplicar as primeiras estratégia de Growth no seu E-commerce.

1. Entenda a fundo seu público-alvo

  • Mapeie detalhadamente personas e jornadas de compra
  • Pesquise comportamentos, questões frequentes e gatilhos de compra
  • Defina seus clientes ideais de alto valor

2. Estabeleça sua meta e KPIs estratégicos

  • O que mais importa agora: Receita total, Melhora na Taxa de Conversão ou Aumentar a Fidelização e Taxa de Recompra?
  • Quais indicadores cruciais vão guiar suas decisões?

3. Foque sua aquisição em canais eficientes

  • Teste anúncios no Google, Facebook, Tiktok, Pinterest
  • Encontre seu canal mais eficiente em custo por venda e ROAS.
  • Invista 80% nos canais que estão dando mais resultado, e deixe um orçamento de 20% para teste em novos canais ou novos tipos de campanhas.

4. Maximize sua taxa de conversão

  • Aplique os principios de conversão da Metodologia Dr. Growth, entendendo sobre as dores principais dos seus clientes, as soluções e benefícios que o seu produto oferece e que eles mais valorizam.
  • Otimize a experiência em cada ponto da jornada, on e off-line
  • Utilize Automações como Carrinho Abandonados, Sequencia de Boas-Vindas, Remaketing de Produtos e Reativação de Clientes.

5. Evolua sempre guiado por dados

  • Acompanhe seus KPIs e dashboards diariamente
  • Teste novas hipóteses com frequência
  • Dimensione o que funciona, descarte o que não performa

Com base na metodologia de Growth Hacking, conseguimos estrutura um planejamento impecável de Black Friday com uma das principais Editoras de Livros do país.

A Cultor de Livros é uma editora focada em obras católicas de alto valor. Atuando em parceria com a Dr. Growth, estruturamos uma estratégia customizada de divulgação e promoções para impulsionar as vendas na Black Friday.

Foram desenvolvidos 4 e-mails segmentados, trabalhando a estratégia de antecipação, urgência e escassez das ofertas. Além disso, alguns clientes VIPs tiveram acesso exclusivo às promoções antes mesmo da virada da meia noite.

Essa abordagem personalizada e com múltiplos pontos de contato resultou em números expressivos na data mais importante do varejo:

  • +200 pré-vendas na Lista VIP
  • 156% de crescimento de faturamento na Black Friday x ano anterior.
  • 2o melhor mês do ano para a Cultor de Livros
  • R$60 mil em vendas provenientes dos e-mails

Vamos juntos comparar melhor os prós e contras de implementar Growth Hacking sozinho versus com a consultoria especializada da Dr. Growth:

Implementação Solo de Growth Hacking

É possível começar a aplicar alguns conceitos de growth de forma independente, o que demanda:

  • Muitas horas de estudo e pesquisa constante
  • Capacidade analítica e técnica para processar dados e criar testes
  • Domínio de diversas plataformas e integrações complexas
  • Resultados mais lentos e incertos

Além disso, faltam metodologia comprovada, especialistas dedicados ao seu modelo específico e acompanhamento para evolução contínua.

Já com uma consultoria especializada como a Dr. Growth, você ganha:

  • Know-how consolidado no Brasil aplicando Growth Hacking para vendas online
  • Metodologia exclusiva e estruturada para seu contexto
  • Equipes multidisciplinares 100% focadas no seu negócio
  • Especialistas em e-commerce, dados, automação, mídia e criação
  • Tempo e recursos otimizados
  • Resultados mais rápidos e consistentes
  • Suporte e melhoria contínua dos processos

Existem diversas táticas de growth marketing que podem ser aplicadas para alavancar as vendas do seu e-commerce de forma sustentável.

Na Dr. Growth, trabalhamos todas elas por meio de squads totalmente dedicadas ao crescimento de cada negócio, seguindo uma metodologia estruturada em 5 pilares:


Estratégia e Diagnóstico Aprofundado:

  • Mapeamento de personas, jornadas e dados históricos do seu negócio
  • Análises de mercado, concorrência e tendências
  • Definição de objetivos, KPIs, metas e plano de ação

Tecnologia e Ferramentas:

  • Implementação de softwares de automação e integrações
  • Dashboards customizados de data analytics
  • Aplicativos para melhorar a gestão e experiência de compra

Estratégias de Aquisição Eficientes:

  • Seleção e otimização de canais para seu contexto
  • Campanhas pagas no Google, Facebook, TikTok
  • E-mail marketing e segmentação da comunicação

Maximização da Taxa de Conversão

  • Diagnóstico e otimização completa do funil
  • Técnicas avançadas de copywriting e UX
  • Metodologia completa de melhoria de CRO (melhoria taxa de conversão)
  • Automações Avançadas

Aumento da Fidelização e LTV

  • Programa estruturado de relacionamento com clientes através da Matriz RFM
  • Mapeamento de incentivos e benefícios por perfil
  • Sistema de recompensas e cashback

Ao longo do processo, nossas equipes altamente especializadas em vendas online trabalham lado a lado da empresa, integradas no dia a dia do seu negócio. Com disciplina na execução do plano traçado, garantimos melhorias contínuas e crescimento dos resultados conjunto.

Deseja resultados expressivos de vendas online através das melhores práticas de Growth Hacking? Quer uma consultoria dedicada 100% focada no sucesso do seu negócio?

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